Fasceíte Necrotizante

sábado, 29 de janeiro de 2011

Unknown,


A Fasceíte Necrotizante (FN) é uma doença bacteriana, rapidamente progressiva, caracterizada por extensa necrose de pele, tecido subcutâneo, fáscias e músculo.




Descrita pela primeira vez por Jones na Guerra Civil Americana no século IX como uma complicação bacteriana das feridas por arma de fogo, ela é uma doença potencialmente fatal.




A Fasceíte Necrotizante prevalece na população adulta em relação à pediátrica e algumas desordens sistêmicas e fatores locais como alcoolismo, diabetes, uso drogas intravenosas, imunossupressão, alterações dentárias, pequenos traumas, foliculites; estão associados a esta doença




Os locais mais comumente acometidos são a parede abdominal, as extremidades, pélvis e parede torácica, sendo menos comum na região da cabeça e pescoço.




No estágio inicial a infecção esta localizada na fáscia superficial. A evolução ocorre com a trombose de pequenos e médios vasos sanguíneos sendo que nessa fase a pele torna-se eritematosa e edematosa desenvolvendo vesículas e apresentando-se com o aspecto de "casca de laranja". 




Os microorganismos mais freqüentemente isolados são Streptococcus pyogenes (grupo A) e Staphilococcus aureus, os quais produzem toxinas e enzimas que ativam colagenases e hiluronidases levando à necrose dos tecidos subcutâneos.




As bactérias anaeróbias como Clostridium, Bacterióides e Fusobactérias são responsáveis pela produção gás e fermentação dos tecidos.




O exame anatomopatológico é o método diagnóstico mais preciso para identificação precoce da doença.

A tomografia computadorizada com contraste é importante para verificar a extensão da doença, a relação com estruturas anatômicas, localização sítio primário da infecção. 



As principais complicações desta doença são mediastinite, pericardite, choque séptico, obstrução respiratória, erosão arterial e trombose veia jugular.


Mais fotos:










(Fonte do texto: http://www.arquivosdeorl.org.br/conteudo/acervo_port.asp?id=580)






Samarelly

11 comentários:

Danilo Felipe disse...

PQP esta infecção é séria d+.

Caçadora_69 disse...

Excelentes fotografias, eu não teria tido uma nota tão baixa em Patologia se tivesse visto essa maravilha de site primeiro. PARABÉNS!!

Sarinha disse...

Quero muito agradecer o dono deste blogger. Ano passado, tive um irmão com está doença e não encontrava nada na internet que pudesse me ajudar. Hoje vejo, que está perfeito tudo isso, descrito.
Uma dica, aos parentes que tiverem procurando informações: Faça a oxigenoterapia e não se despere... Acontece oque tem de acontecer!!!
É muito triste esta doença, dê todo o amor possível ao doente.

Ney José disse...

esta infecção vem aumentando principalmente em obesos e diabeticos. Ney

wagner disse...

blogger muito bom, deu medo no começo mas consegui ler tudo! kkkkk muito interessante para quem quer estudar medicina

Anônimo disse...

Meu marido está em UTI para tratar isso.Infelizmente em decorrencia de um cirúrgia contra indicada no dente molar.

Anônimo disse...

Gostaria que alguem pudesse deixar aqui a informaçao se é possivel a propagaçao desta bacteria por frutas visto que circula por ai que umas bananas de proveniencia sul africana estariam contaminadas com esta bacteria.

monia taina disse...

caracaass esse bloggg eh muito massa!! parabens pelo trabalho^^

Anônimo disse...

tem curo? tem tratamento eficaz, se detctado precocemente tem cura? Ou correção por completo da pele no final?

Anônimo disse...

O meu irmão teve essa bactéria. Ele teve um acidente de trabalho na area dele, não foi de carro, avião... passou 68 dias com uma bactéria que não é esta que esta aparecendo nos jornais atualmente, aonde lutou como um touro.... Fazia dois debridamentos por
semana... Lutou muito, de ter dias que os médicos falavam, nao vai dar
mais! E no dia seguinte ele esta como se fosse o primeiro dia... era
maravilhoso ver a luta dele por viver!!! Hoje dou mais valor à vida pelo ensinamento dele, pela luta incansavel por viver.

Anônimo disse...

Ai na terça feira foi fazer mais um debridamento, quando os medicos verificaram que a bacteria tinha entrado para os órgãos internos do abdomen... Ai foiluta e sofrimento... Quando na sexta feira as 2:50 am ele faleceu.
O acidente aconteceu em matriz de Camaragibe - interior do interior de Alagoas, na fase. Ele “estava indo buscar uma maleta com equipamento de trabalho dentro do container quando um mangote de 8” soltou e entrou. Dentro do container, este mangote 8”com pressão de água ha 32 kg, encheu em segundos o container, fez do container um liquidificador”... saiu quebrando tudo que tinha dentro... tinha uma mesa, duas cadeiras, uma estante de plastico, quadro de camurça, computador, impressora e pastas de documentos e o Joanes.
Pouquissimo tempo depois o Joanes saiu nadando pela janela do container, aonde foi mandado para 10m de onde estava o container. Teve todos os centimetros do corpo com escoliasoes, 4 traumatismos e uma ferida do tamanho de um dedo no abdomen. Foi para o hospital da Santa Casa em Maceió, onde ficou 10 dias... quando preocupavamos somente com o oftalmologista, as vistas estavam muito vermelhas e ele nao conseguia abrir direito, neurologista, traumatismo e liquor saindo do ouvido aonde preocupavamos com menigite. o abdomen ele reclamava que sentia dores e os medicos diziam: Relaxa, dorme que passa!! E nós fomos coniventes. No dia 10/08 viemos para o mater Dei, aonde fez todos os exames e descobriu muito gases no abdomen e foi constatada parte necrosada... foi no mesmo dia para o bloco e foi constatado bacteria Burcoderia, muito grave e os medicos disseram que era Fasceite necrotizante. Pela primeira vez no bloco foi debridado 1000%... e assim foi toda semana ele debridava duas vezes e até o dia 01/09 ele estava totalmente consciente, falando, andando com dificuldade às vezes e recebendo muitas oraçoes de todo o BRASIL, tinha gente em Recife, Bahia, Alagoas, Rio grande do sul, rio de janeiro, sao Paulo, Amazonas, MG... muita gente fazendo promessas, acreditando mais em Deus... muitos milagres foram feitos nestes 68 dias. Pela manha ele tava bom, à tarde bem e a noite morria de dor e assim ia...
quando foi para o CTI no dia 01/09 definitivamente ele parou de sentir dores, pois estava tomando medicamento 1000% mais forte que a morfina. Teve momentos que ficou muito sedado e outros nem tanto... No ultimo final de semana ele ficou espuleta!! Tava traqueostomizado, bastante sedado por medicamentos e estava totalmente ACORDADO, implorava por agua, mechia os braços, respondia com a cabeca o que queria, rezamos, explicamos como ele estava... Tava perfeito, pensavamos que na segunda, iam retirar o balao e ele podeira falar e beber agua, mas... Nao foi bem assim. Na segunda eles foram fazer um exame aonde dizia se a bacteria entrou ou nao para os orgaos internos do abdomene. O exame disse que nao tinha entrado. Ficamos todos muito felizes, eu tinha dito que ele iria fazer uma cirurgia muito delicada e que iamos ficar igual idiotas chorando que nao iamos acreditar na melhora dele, mas que isto teria o periodo de dois dias e no terceiro dia ele ia nos mostrar mais uma vez que ele é muito forte, como os medicos diziam e ia melhorar 100%. Na terça ele foi para o blocco e os medicos voltaram sem esperancas... Na sexta feira ele faleceu as 2:50 am e foi interrado no Bosque da Esperança em Belo Horizonte

Hoje peço orações para ele encontrar um belo lugar, para Deus dar muito carinho, amor, felicidade, paz, tranquilidade e muitos beijinhos todos os dias nele para ele sentir todo o amor que eu tenho por ele. Peço também que Deus me ajude confortando o meu coração que doí muito... é um vazio que dói até qdo respiro profundo.

Muito obrigada por todas as orações.